quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vai dizer que o mundo agora não se parece com um esboço do que foi?

Ontem meu primo de 20 anos colocou essa frase no msn. Hoje, li a frase para minha mãe de 57 anos.

- Pronto. Comprei os ingressos pro show de Rock.
- Rock? Mas isso é coisa de velho!
- Ontem teu sobrinho de 20 anos escreveu essa frase no msn: "Vai dizer que o mundo agora não se parece com um esboço do que foi? This is Rock'n Roll.
- Eu concordo. Mas eu sou uma velha saudosista.
- Eu também, mas eu só tenho 27 anos.
- É... o problema é que vocês, além de jovens, sentem falta de um mundo que nem sequer conheceram.
- Então, acho que isso nos faz uma juventude com um problema anacronicamente inédito.

3 comentários:

  1. É, mas principalmente é uma juventude que tem uma visão utópica dos anos 60/70.

    ResponderExcluir
  2. Concordo.. Será porque não consegue ter nenhum tipo de visão agradável do seu futuro em função do seu presente?

    ResponderExcluir
  3. Acho que é porque a cultura acontece em ciclos. Em toda história sempre temos os precursores, em seguida os mestres, então as pessoas que imitam os mestres até chegar no ponto em que a imitação dos mestres vira um pastiche decadente. Isso gera uma revolução, que terá seus precursores e então começa um novo ciclo. Eu acredito que estamos na época de decadência esperando o começo de um novo ciclo, por isso essa sensação de que a melhor época já passou, de que tudo já foi feito e só podemos repetir e, enfim, a falta de perspectiva em relação ao futuro.
    Estamos no refluxo das revoluções culturais dos anos 60/70, na decadência e os precursores do próximo momento cultural podem já estar aí ou podem nem ter nascido ainda.
    Estamos precisando de uma revolução e eu espero que ela esteja próxima.

    ResponderExcluir