quarta-feira, 24 de agosto de 2011

II. Tratado psicanalítico para análise da Humanidade

Caso 2: Eva- dificuldade em lidar com o Sogro/ raiva desmensurada adquirida a partir de forte complexo de inferioridade.

- Ok Eva, sou toda ouvidos. Sente-se aí e relaxe...

- Relaxar? Relaxar??? Com Aquele Senhor em todas as coisas? Por favor, me poupe.
- É preciso direcionar essa raiva se quiseres que o tratamento dê certo...

Histórico:

Nota: Criada a partir de uma costela (?):

"Disse o senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjuntora que lhe corresponda. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, trouxe-os ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo o ser vivente, isso foi seu nome. Assim o homem deu nome a todos os animais domésticos, as aves do céu e a todos os animais do campo. Mas para o homem não se achava adjuntora que lhe correspondesse. Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre o homem, e este adormeceu; tomou então uma das suas costelas, e fechou a carne em seu lugar. Então da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher, e a trouxe ao homem." [Gênesis, 2: 18-22]

- Foi isso então Eva?
- Isso foi o inicio. Os votos do filhinho de Papai no casamento foram: "Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada mulher, pois do homem foi tomada."
-Humm... Veja pelo lado positivo... ossos dos meus ossos, carne da minha carne... é super romântico!
- Ah, é sim. Tão romântico quanto um furto-descuido. Sabe o que ele joga na minha cara quando brigamos? A Fucking Cicatriz Primeva! "Foi culpa tua eu ter que trabalhar! Perdi uma costela pra quê? Pra isso? Conhecimento o caramba, eu quero é férias!"
- Humm, entendo.
- E o casamento em geral, filhos, etc.? Como vocês têm lidado com isso?
- Ahhhh, pergunta pro Papaizinho! Porque que Ele não continuou furtando filhos das costelas deles? Não... Eu pago até hoje a maldita fruta, ele me cagüetou com medinho do castigo do Papai. "Que bom que você resolveu estudar Eva?" Não...

Histórico:

"Disse o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore, e eu comi. (...) À mulher [Deus] disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua gestação; em dor darás à luz filhos. O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. (...)"  
Anotação: O castigo de Adão foi trabalhar.

- É... realmente um pouco complicado.
- Um pouco complicado? Um pouco complicado??? Aquele Senhor, além deste brando castiguinho, ainda destruiu a minha família!
- Calma, calma, não sejamos tão dramáticas... Por favor, explique.

Nota: choro descontrolado.

- Adão começou com o papo do "crescei-vos e multiplicai-vos". Óbvio, sob o domínio dele, o que eu poderia contra-argumentar? Nem pensou na "grandemente multiplicada dor" com a qual eu iria parir. Mas ok, estávamos com vontade e tal, tivemos dois filhos. Caim e Abelzinho. Caim tinha uma personalidade mais forte desde o inicio e ELE sabia disso, não sabe de tudo? Abelzinho era mais hippie, não era muito da lida, entende? Resolveu ser pastor. Mas os dois eram aficcionados pelo avô... "Ai por que meu avô criou isso, ai porque meu avô criou aquilo" coisa de criança. Então...

Histórico:

"Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante."

-Humm, talvez Ele não tenha sabido lidar muito bem com a situação, primeiros netos e tal...
- Mas Ele é Ele! Como assim? Eu posso não saber lidar com uma situação mas ELE??? O Todo Poderoso? Qual é a dificuldade em dizer "não meu amor, obrigado mas o Vovô não é vegetariano?" E ainda por cima amedrontou o menino:

Histórico:

"Então lhe disse o Senhor [para Caim]: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem não será aceito? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar."

- Resultado: Caim completamente derrotado, morrendo de ciúmes do irmão, matou Abelzinho. Só não fico com mais fúria ainda porque sei que Ele seqüestrou meu filho pra Lhe fazer companhia, o desgranido não teve coragem de se desculpar com o próprio filho e veio roubar o meu. Caim saiu mais à minha personalidade, mais pró-ativo, vegetariano e tal. Abel era o retrato de Adão cuspido e escarrado. Nada de trabalhar, por ele era só ovelha, passeio nos campos e as tais das ervas do Vovô. No fundo tenho a impressão que ele queria mais era voltar pra antiga casa mesmo, sabia que o Avô era chegado num sacrifício de carneiro e tal... enfim, fico indignada e não consigo culpar o Caim. Aquele Senhor é que deveria avaliar melhor suas ações.

-E a senhora ainda é vegetariana?
- Claro que não. Depois disso comecei a comer ovelha, vai que Ele se ira com a minha dieta e resolve me aniquilar também?
-Bom Eva, acho que por hoje devemos encerrar por aqui. A senhora já não é mais nenhuma adolescente e todo esse processo de rememoração pode ser muito desgastante. Vou lhe receitar um calmante leve, e fique tranqüila. A culpa definitivamente não foi sua.

Anotação: Afffff, pobre mulher... Vamos lá: Ausência da figura materna, nascimento de corte de segunda, relação confusa com o pai/marido, rejeição da prole por Deus, perda de ente querido, complexo uterino, digo, costeliano. Acho que o problema de Adão será mais fácil de tratar.
Nota: Gostaria de convidá-la para um churrasco mas acho que não seria de bom tom.
 
Nota 2: Difícil mas não impossível. Chamarei o ancião Jó para a próxima entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário