quarta-feira, 24 de agosto de 2011

I. Tratado psicanalítico para análise da Humanidade

Formação profissional: Freud (todos os problemas humanos residem no sexo e no estômago. Travas e afins provenientes do medo de morrer); Jung (grande parte das respostas e símbolos são geradas no inconsciente, acessado pelo sonho); Analista de Bagé (anos de terapia são curas homeopáticas. As porradas certas nos lugares certos são instantâneas). OBS: isto é um tratado (inicia, obviamente, no Gênesis), portanto, demora. Não está interessado nem comece.

Caso 1: Adão - dificuldade em ficar nu.

Histórico:

"Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia que dela comeres, certamente morrerás."
Anotação: Isso Ele disse para Adão, antes de Eva ser oficialmente criada. Pai amoroso ou medo de concorrência?

"E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher, e não se envergonhavam."
Anotação: Adãozinho estava se sentindo muito só, cria-se Eva.

"Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus conhecendo o bem e o mal."
Anotação: Justificativa da proibição de comer da árvore, depoimento serpenteano.

"Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu."
Anotação: Buenas, ninguém mandou botar algo mais interessante que Ele no mundo. Adão lá, adolescentão cheio de hormônios...

"Então foram abertos os olhos de ambos e conheceram que estavam nus; coseram, pois, folhas de figueira e cingiram-se"
Anotação: reação infantil de vergonha.

"Ouvi tua voz no jardim e tive medo porque estava nu, e escondi-me."
Anotação: Dizeres de Adão quando desobedeceu, forma-se o símbolo da nudez como ilustração da culpa.

* Então disse o senhor Deus: o homem agora se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. [Genesis, 3:22] (...) E expulsou Adão e Eva do jardim do Éden. Fechou as portas do paraíso para que não comessem a fruta da árvore da vida.
Anotação: Reação Paterna- Descontentamento, punição, expulsão de casa. Transferência da própria inabilidade de gerenciar a criação culpando a namorada. Provável Pai inexperiente.

Conclusão: trauma.

Questão a tratar: Então, Adão, até quando toda a nudez será castigada?


II. Análise da Humanidade: Tratamento

"E ambos estavam nus, o homem e a mulher, e não se envergonhavam."
"Então foram abertos os olhos de ambos e conheceram que estavam nus; (...)"
"Ouvi tua voz no jardim e tive medo porque estava nu, e escondi-me."

Gênesis, Old School

A partir de então, os homens (no sentido Evadâmico de humanidade) esqueceram que estarem nus era o normal, mesmo sendo a nudez sinônimo de mal e bem misturados, pois antes disso não identificavam a diferença entre um e outro. Uma coisa talvez "do mal", não era do mal, era somente uma coisa qualquer como todas as outras que sempre estiveram ali. Era a maneira que viviam antes de comer da tal árvore do conhecimento.

Esqueceram que a nudez é só ser o que se é, antes mesmo de se saber o que é ter escolha.

Ao meu ver, o grande efeito da fruta, foi o da ressignificação. Ressignificaram seu passado, meteram a culpa na nudez, e mais, se sentiram idiotas porque perto dos Deuses eram idiotas nus.

O passado, composto de milhões de presentes idos, perdeu lugar para a noção de escolha, a noção de possibilidade, a noção de futuro, de um para dois caminhos possíveis. Da mesma forma, chegar mais perto da sabedoria de Deus era agora o objetivo para acabar com a vergonha (?) daquela nudez "inferior". Igualmente conquistaram a noção de livre arbítrio. Não seguiriam mais nenhuma ordem. Mas perderam, prematuramente, certos privilégios.

Mas o que significava ser nu?

Antes mesmo de significar, {ser nu} era apenas o símbolo de sentimento do todo absoluto. O tudo irrestrito, com um aviso apenas: não queira saber o que nós sabemos! De fato, desde então todos começamos aprender o que Eles sabiam. E começamos a acumular o conhecimento, da escolha entre bem e mal e suas conseqüências, fazendo experimentos científicos. Creio que, a esta altura, já somos crescidos o suficiente, e nosso mundo e nossa criação e nossos traumas, já nos dão a proximidade do direito de dizer "não queria saber o que nós sabemos" para uma criatura nova.
Nota: amadurecimento humano retardado por trauma de criação.

Mas agora que já sabemos mesmo, entendemos o maldito aviso, porque não continuar a aprender sobre o bem, vivê-lo um pouco? Afinal a "novidade" do "mal" já é caquética, a serpente já deve estar com uns 500 mil anos, por favor... Voltemos a estar nus! Permitamo-nos estar nus. Pois nunca mais voltaremos a ser nus, pois que aí já seremos Deuses. Acredito que, se Eles, que sabiam tudo que sabemos hoje (e talvez muito mais), chegando ao mesmo ponto que estamos agora, nos avisaram com tamanha seriedade pra não comer a tal da fruta, é porque também já não eram nus há um bom tempo.

Então, tudo isso para dizer para o senhor Adão que hoje sonhei que estava nua.

Sabe aqueles sonhos desagradáveis, onde de repente estamos nus no meio de um monte de gente estranha? Pois então, não foi assim.

Estava entre alguns amigos e amigas, cuidando e brincando com dois filhotes de coelho. Dava água e comida, andava com eles por todo o lado. Eu me abaixava junto aos coelhos, com o rosto quase no chão e acariciava seus pelos macios. De repente, estava nua. Levantei nua, caminhei nua, e por cada um que passava, recebia um olhar de surpresa, mas ninguém pareceu se incomodar muito com a minha nudez.
Encontrei um amigo que me olhou com uma cara ao mesmo tempo de espanto e alegria e disse: -Mazá! Eu me escondia um pouco atrás de uma parede. Quando percebi sua tranqüilidade, nenhuma repreensão, saí num pulo, e ele disse: -Humm, mas que ousada, que coragem a tua!

Mas no fundo todos sabiam que era tão bom ficar nu que ninguém falou nada. Fiquei assim, normal, bela e serena. Sábia e serena. Uma vanguardista da nudez antiga, serena. Eu e meus coelhos.

(...)

... Aproximadamente 160 mil anos se passaram desde a datação do homo-sapiens.

- Então Adão, que tal acabarmos com essa frescura e aceitarmos de vez: estamos velhos, e daí? Começamos a parecer com Eles e daí? Somos outra geração, afinal. Chega de auto-flagelação... Chega de comparação, perdoa o Véio. Está na hora de tomares as tuas próprias rédeas.

Tratamento fase 1: Retire lentamente a folhinha do pinto. Fique nu e tente relaxar.

3 comentários:

  1. Rá rá! Ri muito do "Reação Paterna- Descontentamento, punição, expulsão de casa. Transferência da própria inabilidade de gerenciar a criação culpando a namorada. Provável Pai inexperiente". Pô, o cara era pai de primeira viagem! Dá um desconto! :P

    ResponderExcluir
  2. hehe... Se deus existe, é uma baita filho da puta... Ainda mais esse da bíblia... Por quê oferecer a porra da maçã se não se podiam comê-la? Por quê criar a mulher depois? Como se ela fosse secundária ao produto principal, como um aplicativo de i-phone?? E se foram os filhos de Adão e Eva que colonizaram o mundo, por que incesto é amoral?? Nã, nã... esse antigo testamento é uma palha... Legal mesmo é o novo... O deus é assumidamente cruel e absolutista. Faz as pessoas darem seus filhos como oferendas, destrói cidades e joga pragas... Sem falar no Jésus, q é o único super-herói hippie da nistória... Chupa Marvel Comics!!!

    Jeison.

    ResponderExcluir
  3. Manoow ' quem ofereceu a maçã a adão foi a serpente que naquele momento estava com o espírito do diabo ' , Deus criou o homem a si mesmo e viu que ele estava só , então criou os animais e Eva para q ele não se sentisse sozinho !

    ResponderExcluir