sexta-feira, 7 de outubro de 2011

The Pop Steve R.I.P


As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas.”
Steve Jobs

Chinês vende um rim para comprar iPad2.

"Queria comprar um iPad 2, mas não tinha dinheiro"
Estudante Chinês de 17 anos

Então, nos deparamos com um dos maiores pop criadores do mundo, morto. Inúmeras homenagens pela rede. Acendamos velas digitais para o sr. Jobs! Algumas notícias fazendo referência à algum tipo de trabalho semi-escravo em Taiwan, mas... detalhes são detalhes, como bem sabia o sr. Jobs, indubitável gênio do desing de computadores e afins.

Nos noticiários da TV, vemos a sua estratégia de marketing impecável, com camisa de gola rolê preta, sempre, e grandes telões para apresentação de seus produtos, afim de melhor mostrar para as pessoas o que devem querer. Um gênio do tal do Vale do Silício que realmente revolucionou a tecnologia da qual todos somos dependentes hoje.

Não quero falar aqui, de um senhor Linus Torvalds, nem de um hippie chamado Richard Stallman, grandes responsáveis por criar sistemas como o Linux, onde não é necessário pagar pelos produtos na medida em que são desenvolvidos por qualquer um, pois seus códigos não são propriedade de ninguém. Estes são realmente muito chatos e sem graça (falta-lhes estilo).

Não quero, igualmente, retirar as glórias de Cesár, “Dai a César o que é de César” já dizia Jesus há uns 2000 anos atrás. Mas, sejamos minimamente conscientes. Pop Steve, ou Pop Jobs, o que soar melhor, merece nossas considerações e rins, com certeza, mas também merece o respeito de um olhar crítico sobre seu trabalho, sobre seus preços, sobre seus métodos. Afinal, há mais coisas entre uma maçã e um sistema político e midiático, cujos atalhos de nossos vãos teclados simplesmente... desconhecem.

Bônus:

Fãs da Apple têm atividade cerebral similar à de devotos em cerimônias religiosas. Essa foi a conclusão de neurocientistas que analisaram o cérebro dos fãs usando uma máquina de ressonância magnética. Maurício Grego http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/cerebro-de-fas-da-apple-e-como-o-de-devotos-religiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário